terça-feira, 13 de abril de 2010

Ansiedade de professores influenciam no aprendizado de alunos

Segundo pesquisas americanas o estado de ansiedade de Professoras, sim, do sexo feminino, influencia no aprendizado de alunas em matemática.

Além da influencia da imagem (ansiedade, segurança) do professor e os resultados na aprendizagem, a imagem refletida pelos alunos no fim de um ano letivo muda de acordo com a insegurança adquirida em conceitos matemáticos.
Leia mais sobre isso no link abaixo:

"Ao fim do período letivo, os dados apontaram uma correlação negativa entre os níveis de ansiedade das professoras e as notas das meninas, diferentemente do observado no início do ano, quando a diferença entre os sexos não era significativa. Segundo os autores, por alguma razão as alunas são mais sensíveis à insegurança das professoras e tendem a reproduzi-la, o que não ocorre com os meninos. Isso foi constatado por meio da análise dos desenhos feitos pelos alunos a pedido dos pesquisadores. Eles contaram uma história sobre duas crianças: uma muito hábil em matemática e outra que gostava muito de ler. Em nenhum dos casos o sexo do personagem foi definido. Em seguida, os estudantes tinham de desenhar a história. Na ilustração feita no início do ano, não houve predomínio de um ou outro sexo em ambas as histórias, mas o resultado mudou significativamente no segundo desenho feito no final do ano. Nele, a maioria das meninas retratou a criança que gosta de ler como garota e a que prefere matemática como menino."


Nenhum comentário:

Postar um comentário