quarta-feira, 31 de março de 2010
Vitória para cultura LGBT de João Pessoa
terça-feira, 30 de março de 2010
Os Crespos - no teatro
Morte por Bullying
segunda-feira, 29 de março de 2010
Preconceito + preconceito + preconceito
Quadrinho com história de quilombolas
domingo, 28 de março de 2010
Centro cultural Africano ganha novo telecentro

Aline Moraes divulgando a Inclusão na praia
Nessa última quinta-feira, dia 25 de março, a atriz da Aline Moraes que interpreta a personagem que é uma cadeirante na novela Viver a Vida visitou o projeto Praia para todos e tomou banho de mar com cadeira de rodas.quinta-feira, 25 de março de 2010
Inclusão - Praia para todos

quarta-feira, 24 de março de 2010
Valores em sala de aula

marialuiza da silva machado - Postado em 05/03/2010 00:06:52
Em tempo inclusão e educação para todos e inaceitavel tal seleçao , temos que acabar com velhos estigmas citando Morim(2001)" para se reformar a instituição temos que reformar as mentes, mas não se pode reformar as mentes sem uma prévia reforma das instituições¿. Portanto ,o respeito e o reconhecimento da diversidade na construção de um sistema educacional inclusivo , promove uma cultura a ser construída e representa uma visão de como se deve planejar , pensar, e organizar a educação para naturalize a pluraridade humana ,reconhecendo no individuo o direito em usufluir do ensino em igualdade de condições e também pelo direito de ser acolhido e respeitado em seu jeito de ser. Representa um desafio a ser enfrentado pelos sistemas de ensino na construção das suas bases político-pedagógicas trata-se de romper a ilusão educacional que diz que todos assimilam de forma igualitária e ressignificar a aprendizagem de modo que alcance a todos sem distinção ou rótulos que possam excluir ou classificar qualquer aluno.
terça-feira, 23 de março de 2010
Unesco lança livro sobre universalização da educação no Brasil
O combate às desigualdades e a implementação de ações que garantam a diversidade como forma de universalizar a educação são o foco do livro Educação e Federalismo no Brasil, lançado hoje (23) durante debate no auditório da TV Câmara. Na publicação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), especialistas brasileiros procuram diagnosticar as dificuldades de cooperação existentes entre estados, municípios e o governo federal para a expansão da educação. A distribuição de recursos para o setor também é abordada na publicação.
De acordo com o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, o trabalho foi idealizado com o objetivo de auxiliar nas discussões durante a Conferência Nacional de Educação que terá início no próximo domingo (28) em Brasília. O intuito da conferência é traçar um novo PNE (Plano Nacional de Educação) para os próximos dez anos.
Segundo Defourny, a expectativa é que o PNE "seja um plano de Estado e não de governo, que busque o equilíbrio de responsabilidades entre os três entes federativos [União, estados e municípios] para a distribuição adequada de recursos e a criação de mecanismos eficientes para o regime de colaboração, permitindo uma educação pública de qualidade".
O CNE (Conselho Nacional de Educação) deve levar para a conferência uma nova proposta visando a erradicação do analfabetismo no Brasil até 2020. Essa mesma meta já constava no atual plano e deveria ter sido cumprida até o final de 2010. Atualmente, estima-se que 14 milhões de pessoas ainda sejam analfabetas.
Bullying
domingo, 21 de março de 2010
Blog - Trabalho final - Diversidade Humana e Educacional
Olá leitores,
esse Blog foi criado com objetivo de no início ser um projeto para o trabalho final de um curso sobre Diversidade e Cidadania (SECAD-UAB) e em seguida manter nesse Blog um local para trocar experiências. Segundo a professora Elisandra Maranhe, com intenção de disseminar os conhecimentos adquiridos no curso, e assim fazer com que outras pessoas possam também ter acesso a um tema tão necessário e discutido atualmente que é Diversidade Humana e Educacional.
Com essa proposta, através dos participantes do curso estaremos criando os disseminadores do saber ("os multiplicadores").
E como o curso é ministrado em modalidade à distância nada mais conveniente do que utilizar uma ferramenta da tecnologia da informação para isso.
Segundo o professor Clodoaldo Meneguello Cardoso, "o mundo globalizado pelos meios de comunicação exige, hoje, que estejamos preparados para a convivência na DIVERSIDADE, isto é, para o dialógo não apenas com os semelhantes, mas também com quem pensa e age de maneira diferente de nós. A educação de valores, na cultura da diversidade, é bem mais complexa do que aquela fundada numa visão HOMOGÊNEA do mundo. O próprio conceito de convivência na diversidade tem sentidos diferentes, ideológicos, e exigem conhecimento e posicionamento do educador consciente." (grifo nosso)
É nesse contexto que iremos alimentar esse Blog com intuito de criar uma rede de comunicações sobre temas relacionados a educação, diversidade e cidadania.
[ ] s